PUBLICIDADE

Assistente gato

assistente-gato-daniel-de-granville-conexao-planeta

Além de fotografar, trabalho como assistente e guia para fotógrafos profissionais em busca de imagens das nossas belezas naturais. Nestes casos, combinamos que eu ficarei atento aos arredores enquanto eles estiverem concentrados, registrando determinada situação.

Por exemplo, se o fotógrafo estiver com a câmera apontada para um jacaré e do lado oposto aparecer uma família de quatis, eu vou alertá-lo. Isto acabou criando em mim o hábito de estar sempre de olho nas coisas que acontecem ao meu redor – e assim vamos à história de hoje…

A casa onde meus pais vivem, no interior paulista, apesar de estar em área urbanizada, tem um jardim com plantas frutíferas como jabuticabeira, pitangueira, limoeiro e bananeira. Quando os visito, eu não carrego toda a tralha que costumo levar nas viagens com objetivos fotográficos – levo no máximo, uma câmera com uma lente básica para registrar algo interessante, que possa surgir no caminho.

Há alguns anos, em uma destas visitas familiares, estávamos sentados na sala após o jantar colocando o papo em dia. No meio da conversa, notei que o gato de estimação da casa – o Xirú – olhava insistentemente para o jardim através do vitrô da sala, movendo a cabeça, de um lado para outro.

No começo pensei que fosse uma dessas manias de gato, acostumados a ver coisas que só eles enxergam. Mas sua agitação aguçou minha curiosidade e decidi conferir pela janela se tinha algo a mais acontecendo. Com uma lanterna, percebi que havia uma inflorescência da bananeira próxima ao chão e um intenso movimento de morcegos-beija-flor em busca de néctar.

Felizmente a situação era bem favorável para fotografar com o equipamento limitado do qual eu dispunha: a cena acontecia ao nível dos olhos, os morcegos vinham com frequência e eram bastante tolerantes à minha presença.

Assim, saí no jardim e – enquanto Xirú se divertia ainda mais observando meu trabalho – consegui pela primeira vez registrar esta cena, graças ao meu assistente gato que, a seu modo, me deu a dica sobre uma cena que acontecia ao redor enquanto eu batia papo na sala!

Foto: Daniel De Granville

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE