Arábia Saudita anuncia plano para depender menos de petróleo

Arábia Saudita anuncia plano para depender menos de petróleo

Nos próximos 15 anos, a Arábia Saudita espera transformar drasticamente sua economia. É isto o que revela novo plano, intitulado Visão Saudita 2030, anunciado pelo país hoje. Trata-se de um documento que inclui regulações, orçamento e mudanças nas políticas públicas da Arábia para tornar o reino menos dependente do petróleo bruto. Atualmente, o país é o maior produtor mundial da matéria-prima.

De acordo com material divulgado pelo governo para a imprensa, a expectativa do plano é “construir um futuro econômico próspero e sustentável” para a Arábia Saudita. Para isso, o reino criará um fundo soberano de US$ 2 trilhões (cerca de R$ 10,6 trilhões) com a cotação na bolsa da petroleira estatal Aramco, anunciada ainda este mês. A ideia é utilizar o dinheiro para diversificar sua economia, quase totalmente baseada no petróleo e prejudicada pelas baixas dos preços do barril.

Essa diversificação econômica prevista pelo Visão Saudita 2030 também envolve localizar setores de energia renovável e de equipamentos industriais, além de investir em atrações turísticas. A Arábia anunciou que pretende facilitar o visto para entrada no país e criar 90 mil oportunidades de trabalho no setor de mineração. O plano ainda prevê privatizações e reformas na Arábia para melhorar a eficiência.

O documento também fala sobre os planos da Arábia de aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho de 22 para 30%. Além disso, a expectativa do governo é de reduzir a taxa de desemprego de 11,6% para 7%. O material divulgado para a imprensa ainda destacou: “Com mais de 50% dos nossos universitários formados sendo mulheres, continuaremos a desenvolver seus talentos, investir em suas capacidades produtivas e fortalecer seu futuro e contribuir com o desenvolvimento da nossa sociedade e economia.”

Foto: lalabell68/Domínio Público

Deixe uma resposta

Marina Maciel

Jornalista, Marina escreve sobre meio ambiente para diversas publicações brasileiras desde 2011. Já colaborou para veículos como Superinteressante, Exame, VEJA, VEJA SP, M de Mulher, Casa Claudia, VIP, Cosmopolitan Brasil, Brasil Post, National Geographic Brasil, INFO e Planeta Sustentável.