Aqui estão os finalistas do 1o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais!

Aqui estão os finalistas do 1o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais!

Não foi uma decisão fácil! O 1º Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais, em parceria com o Bananal Ecolodge, recebeu centenas de inscrições. Imagens lindas, de fotógrafos amadores dos mais diversos cantos do país: Joinvile, em Santa Catarina, Bonito, no Mato Grosso do Sul, Floriano, no Piauí, Esmeraldas, em Minas Gerais, Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco e também das capitais Curitiba, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus…

Foram flagrantes dos mais variados animais: jacarés, corujas, beija-flores, bugios, sapos, cobras, preguiças, antas e até, baleias.

O júri do concurso foi composto pelos fotógrafos que assinam coletivamente o Blog Por Trás das Câmeras, aqui no Conexão Planeta: Daniel De Granville, Marcos Amend, Zig Koch, Adriano Gambarini, João Marcos Rosa, Leonardo Merçon, Andrea Goldschmidt e Rogério Assis.

Estes profissionais, com anos de experiência e prêmios internacionais em seus currículos, analisaram a técnica, a composição (posicionamento dos elementos dentro do quadro), a ação que a imagem mostra (comparando, por exemplo, com um bicho que está parado sem fazer nada), a raridade da cena e da espécie registradas.

Diante de todos estes critérios, os cinco finalistas escolhidos foram: Gustavo Guedes (São João del Rei, Minas Gerais), Felipe Tubarão (Rio de Janeiro), Bel Caetano (Cascavel, Paraná), Jules Verne (Caraguatatuba, SP) e Rogério Castro (Brasília).

Agora, você vai poder ajudar a escolher o grande vencedor entre os cinco, aquele que irá ganhar uma estadia no ecoresort Bananal Ecolodge.

Nos próximos dias, vamos divulgar no Facebook, separadamente, as fotos de cada um dos cinco selecionados. Aquela que obtiver o maior número de curtidas, ganhará um ponto a mais na soma dos votos dados pelos jurados.

O resultado, com o nome do ganhador do 1º Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais será divulgado no site e nas nossas redes sociais na primeira semana de dezembro.

Confira abaixo as imagens finalistas e detalhes sobre como elas foram feitas:

Gustavo Henrique de Paiva Guedes
Serra de São José, em Santa Cruz de Minas – MG

A foto foi captada em um belo dia, quando fui com minha namorada e amigos, passear e tomar um banho de cachoeira. Quando chegamos lá, fomos honrados ao ver muitas maritacas se banhando na queda da cachoeira.

Felipe Tubarão
Maciço da Pedra Branca – RJ

Fotografia realizada durante a atividade de monitoramento ambiental, feita pelos Guarda-Parques RJ, no Parque Estadual da Pedra Branca. O ecossistema monitorado foi a calha do Rio Grande, e em uma das suas nascentes, quando foi encontrado esse exemplar de jiboia (Boa constrictor). Durante alguns segundos, enquanto eu realizava fotografias da serpente, uma borboleta sobrevoou a margem do rio e pousou exatamente em cima da jiboia, até continuar o seu voo à outra margem do rio.

Bel Caetano
Rio Branco, no Acre

Em um passeio, paramos o carro para fotografar as flores da estrada. Em uma delas, este insetinho (percevejo) estava. Infelizmente, muitas pessoas não gostam dele  pelo odor que exala. Mas ele é muito bonitinho.

Jules Verne
Caraguatatuba – SP


Frequentemente faço algumas ações de educação ambiental e sempre que posso envolvo minhas filhas. A foto deste “sapinho”, como minhas filhas o chamaram, foi em um passeio no ecossistema do estuário do rio Capricórnio, em  Caraguatatuba onde moramos, conhecido com Lagoa Azul.  A situação foi engraçada pois vimos vários animais silvestres assim como: capivara, bicho preguiça,  lagarto teiu e várias aves…  Mas o que mais envolveu a atenção delas foi esse simples “sapinho” que elas me pediram para fotografar. O ambiente estava muito favorável e felizmente desenvolvemos uma conversa sobre anfíbios.

Rogério de Castro Duarte e Silva
Cocalzinho de Goiás (GO)



Uma tarde memorável, junto a uma plantação de cordão-de-frade, e um verdadeiro enxame de beija-flores. Em meio a tanta fartura, um momento de pausa para um beija-flor-de-orelha-violeta.

Fotos: divulgação 1o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.