PUBLICIDADE

Aquecimento dos oceanos é maior do que estimado e nível do mar poderá subir 30 cm até o final do século

Aquecimento dos oceanos é maior do que estimado e nível do mar poderá subir 30 cm até o final do século

O que já era ruim pode ficar ainda pior. Em um novo artigo científico publicado na revista Science, pesquisadores do International Center for Climate and Environment Sciences, na China, e de diversas universidades e entidades dos Estados Unidos, revelam que os cálculos feitos até então sobre o aquecimento dos oceanos indicava números menores do que os reais.

Ao longo das últimas duas décadas, os cientistas analisaram as informações de mais de 3 mil boias flutuantes que foram espalhadas pelos oceanos. Os dados coletados mostram que o aumento da temperatura da água é mais alto, no período entre 1971 e 2010, do que aquele apontado pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado em 2013.

Os oceanos prestam um serviço invisível para os olhos dos seres humanos e fundamental para a nossa sobrevivência na Terra. Assim como as florestas absorvem o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, gás apontado como sendo o principal responsável pelo aquecimento global, os oceanos absorvem o calor, liberado pela queima dos combustíveis fósseis, que fica aprisionado na superfície terrestre.

Infelizmente, este serviço ambiental faz com que as águas dos mares do planeta se aqueçam e provoquem não só desequilíbrio na vida marinha, mas também, o aumento do nível do mar, uma ameaça para cidades costeiras do mundo todo.

Durante os últimos 18 anos, boias coletaram informações sobre a temperatura dos oceanos

Em novembro de 2018, outro estudo, publicado na Nature, por pesquisadores da Universidade de Princeton, também nos Estados Unidos, já alertava sobre um aquecimento dos oceanos sem precedentes. As águas oceânicas estariam retirando da atmosfera 60% mais calor do que pensava. Ao longo dos últimos 25 anos, elas teriam extraído da atmosfera uma quantidade de calor 150 vezes maior do que a energia produzida pelo homem como eletricidade anualmente (leia mais aqui). 

De acordo com os cientistas do mais recente artigo, da Science, entre os efeitos provocados pelo aquecimento anormal dos oceanos estão o aumento da intensidade das chuvas, de tempestades, de furacões e do próprio nível do mar, a destruição dos recifes de corais, a redução dos níveis de oxigênio na água, além do derretimento das camadas de gelo de glaciares e nas regiões polares.

A explicação para o aumento do nível do mar se deve ao que se chama pela física de expansão térmica. A água quente ocupa mais espaço. A previsão dos pesquisadores é que, se o ritmo de aquecimento atual continuar, poderemos ter um aumento de 30 cm no altura dos oceanos até o final deste século.

Ainda de acordo com os estudiosos, 2018 deverá ser o quarto ano seguido mais quente não somente da superfície terrestre, mas também, nos oceanos.

Leia também:
Temperatura global acima de 3oC deixará Rio de Janeiro embaixo d’água
Cidades da costa brasileira – onde vive 60% da população – já sofrem com elevação do nível do mar
Temperatura no Ártico está entre 20oC e 30oC acima do normal
Presença de baleias cachalotes no Ártico aumenta temor de cientistas sobre aquecimento dos oceanos
Acidificação dos oceanos deve se intensificar nas próximas décadas
Oceanos mais quentes estão provocando somente nascimento de tartarugas fêmeas
Impacto do homem atinge praticamente todos os oceanos do planeta


Foto: domínio público/pixabay (abertura) e alicia navidad/csiro (boias flutuantes)

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE