Aplicativo de plantio de árvores digitais estimula convívio no mundo real

imagem do aplicativo forest que estimula o plantio de árvore digital

É fato: nossa relação com o mundo digital precisa ser revista. Nossos olhares estão no celular, tablet ou computador, mas não conseguem focar mais, pelo menos por alguns minutos, a realidade à nossa volta. Quantas vezes você já não entrou em um elevador ou sentou numa mesa de bar em que todas as pessoas à sua volta  – sim, todas! -, estão olhando para a tela do telefone? Estamos viciados na tecnologia. Não olhamos mais nos olhos de quem está ao nosso lado.

Já existe até um termo em inglês para descrever este novo e horrível comportamento da nossa era digital: phubbing. A palavra foi criada para descrever pessoas que ignoram às demais para dar atenção ao celular. Quem faz isso é um phubber. Ou seja, eu, você e mais uma centena de conhecidos nossos já foi ou ainda é um phubber.

Agora um aplicativo – parece contradição, não? -, foi desenvolvido para estimular as pessoas a deixar o celular de lado e se concentrar novamente no mundo real: no trabalho, nos amigos, na família.

Ao baixar o Forest, você é convidado a plantar uma árvore digital. E para fazê-la crescer, você terá que ficar afastado de seu celular por pelo menos 30 minutos. Nada de checar mensagens, olhar a previsão do tempo ou as fotos compartilhadas pelos amigos no Instagram. Caso você pegue o celular antes de meia hora, sua árvore irá morrer. De acordo com os criados do app, o objetivo dele é “deixar seu telefone de lado e se concentrar naquilo que é mais importante na sua vida”.

forest-arvores-800

O importante é que isto se torne um hábito. A ideia do jogo e aplicativo é que usuário construa uma floresta. Para isso, diariamente precisará entrar no Forest e deixar ele lá, quietinho, por pelo menos 30 minutos. Assim, uma nova árvore crescerá na sua floresta digital.

O mais legal do aplicativo, entretanto, é que você pode plantar também árvores de verdade. Ao atingir um certo número de pontos, ou seja, árvores cultivadas, você pode fazer uma doação: o plantio de mudas de verdade em florestas da Índia e Zâmbia.

Forest está disponível para downloads nos sistemas IOS, Android, Windows Phone, Chrome e Firefox. Mas aqui vai uma outra dica: caso você não queira baixar o aplicativo, dê um tempo no seu celular mesmo assim e vá plantar uma árvore ou qualquer outra planta na sua varanda, quintal ou em uma área verde perto da sua casa.

Assista abaixo ao vídeo, em inglês, Look Up, que fala de maneira poética, sobre o comportamento antissocial da geração online e de como estamos nos afastando cada vez mais das conexões que realmente importam na nossa vida:


Imagem: divulgação Forest

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.