Anunciados finalistas do Atkins CIWEM Environmental Photographer of the Year 2016

Anunciados finalistas do Atkins CIWEM Environmental Photographer of the Year 2016

Engana-se quem acha que o conceito de meio ambiente está restrito somente à natureza. Na verdade, meio ambiente é algo muito mais amplo, que deve ser levado em conta de uma maneira holística. Quando se fala em conservação ou preservação ambiental, está incluído aí também o bem estar daqueles que convivem ao seu redor: seres humanos e animais.

Para que mais pessoas consigam entender este conceito, a organização britânica Chartered Institution of Water and Environmental Management (CIWEM), junto com a empresa Atkins, promove anualmente o concurso Environmental Photographer of the Year. O objetivo é inspirar a população mundial a pensar de maneira diferente sobre os problemas ambientais da atualidade, como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, biodiversidade e direitos humanos.

Por isso mesmo, não há somente imagens de natureza escolhidas entre os 60 finalistas da competição, que acabam de ser divulgados pela CIWEM. Há fotografias impactantes, como a do catador de lixo no poluidíssimo rio Yamunaa, atrás do Taj Mahal, na Índia (foto de Adul Hadi Mustafa, que abre este post) e no mesmo país, mais trabalhadores miseráveis, tentando sobreviver em meio à fumaça insalubre.

“Nos últimos anos, o mundo testemunhou uma rápida mudança nos padrões populacionais e níveis de migração, algo que muito poucos poderiam ter previsto. Isso, juntamente com os efeitos contínuos das alterações climáticas e a influência acelerada da tecnologia e dados sobre nossas cidades, nos coloca perante grandes dúvidas sobre que futuro nos aguarda e como será o meio ambiente, como o conhecemos hoje”, afirmou Nick Roberts, CEO da Atkins.

Participaram da seleção mais de 10 mil fotografias, vindas de 80 países. As 60 finalistas vão ser expostas a partir do final do mês, 29/06, na Royal Geographical Society, em Londres. Os grandes ganhadores serão anunciados na cerimônia de premiação, um dia antes da abertura gratuita ao público.

Confira abaixo algumas das imagens finalistas:

meio-ambiente-imagens-finalistas-atkins-photographer-year-4-800

“Transhumance in Spain”, Susana Girón

meio-ambiente-imagens-finalistas-atkins-photographer-year-5-800

“Gravel Workmen of Chittagong, Bangladesh”, Faisal Azim

meio-ambiente-imagens-finalistas-atkins-photographer-year-800

“Seaweed farming”, Madeja Eric

meio-ambiente-imagens-finalistas-atkins-photographer-year-3-800

 “Life in boiler”, Dutta Chowdhury Sudipta

Fotos: divulgação Atkins CIWEM Environmental Photographer of the Year

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.