PUBLICIDADE

Angra dos Reis e Estação Ecológica de Tamoios serão uma “nova Cancun”, afirma Bolsonaro

Angra dos Reis e Estação Ecológica de Tamoios serão uma “nova Cancun”, afirma Bolsonaro

Localizada na Baía da Ilha Grande, nos municípios de Paraty e Angra dos Reis, ao sul do Estado do Rio de Janeiro, a Estação Ecológica de Tamoios é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, constituída por 29 pontos geográficos, entre ilhas, ilhotas, lajes e rochedos.

Criada em 1990 para atender um dispositivo legal que determina que todas as usinas nucleares (no caso, a de Angra dos Reis) deverão ser localizadas em áreas delimitadas como estações ecológicas, graças à unidade de conservação e ao trabalho de biólogos na região, nas últimas três décadas, foi possível recuperar estoques pesqueiros na baía, em especial para espécies ameaçadas de extinção como o mero, a garoupa e o pepino-do-mar, este último alvo recente de redes internacionais de exploração e contrabando.

Além disso, a região é passagem para a migração de outros animais marinhos, como baleias, golfinhos e até, pinguins.

Estão proibidas na Estação Ecológica de Tamaios a pesca, o mergulho recreacional, a visitação pública e o fundeio (barcos ancorarem no local).

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da UC, sua efetividade pode ser comprovada pela “proteção da biodiversidade no acompanhamento dos processos de licenciamento de grandes empreendimentos, reduzindo a possibilidade de riscos de acidentes ambientais na baía da Ilha Grande; a fiscalização dos defesos e da pesca industrial, contribuindo para a gestão pesqueira na região e o monitoramento e controle de espécies exóticas invasoras, com destaque para o coral sol…

Laboratório vivo, foram realizadas mais de 80 pesquisas nos últimos 20 anos, envolvendo cerca de 30 instituições diferentes, 70 pesquisadores e centenas de estudantes, oferecendo apoio logístico como alojamento e transporte que viabiliza a produção científica”.

Todas as informações acimas foram coletadas no site do ICMBio , vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Mas parece que o atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, não está a par do importante trabalho feito por um dos órgãos de seu governo e nem a relevância do mesmo.

Ontem (08/05), durante uma cerimônia no Rio de Janeiro, ao lado do governador do estado, Wilson Witzel, o presidente afirmou que está trabalhando pela exploração turística da região de Angra dos Reis.

“O nosso estado, na presença aqui do Witzel, merece ter uma Cancun. E nós poderemos tê-la. E estamos trabalhando para a região de Angra. Depende de um decreto presidencial. Porque a Estação Ecológica de Tamoios está demais. Não preserva absolutamente nada e faz de uma área rica, que pode trazer bilhões de reais, por ano, em turismo, que está parada por falta de uma visão mais objetiva, mais progressista nessa questão “, disse.

Vale lembrar que, em janeiro de 2012, quando ainda era deputado federal, Bolsonaro foi multado em R$ 10 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) ao ser flagrado pescando no costão da Ilha de Samambaia, parte da Estação Ecológica de Tamoios. No começo desse ano, inclusive, o fiscal que o multou foi exonerado.

Voltando a tranformar Angra dos Reis em Cancun. Estive no México e na chamada Riveira Maia há pouquíssimo tempo (menos de um mês). O mar do Caribe é realmente lindíssimo, como poucos do mundo. Mas a exploração turística que se fez ali é um péssimo exemplo. As praias foram tomadas por complexos hoteleiros gigantescos, que as privatizaram.

Conversando com um guia local, perguntei sobre os benefícios que o turismo teria realmente trazido à população local. Ele me respondeu “Basta perguntar aos funcionários quantos eles ganham por hora. Trabalham em hotéis de luxo, mas recebem uma miséria”, me contou.

Ao passar pela estrada onde estão alguns dos mais caros hotéis da Riviera Maia, em diversos pontos é possível ver a pobreza “escondida”.

Se o presidente Bolsonaro quer usar um exemplo excelente de turismo sustentável, não precisa ir longe. Há dois dentro mesmo do Brasil: Fernando de Noronha e Bonito. Nesses destinos há respeito ao meio ambiente e uma exploração turística controlada, com número máximo de visitantes nas principais atrações e população educadada ambientalmente para dar valor às suas riquezas naturais.

Cancun não, por favor. Muito menos, mexer na Estação Ecológica de Tamoios. Presidente, ouça a equipe técnica do ICMBio, gente que realmente entende do que está falando.

Fotos: Rogério Cassimiro – MTUR/Creative Commons/Flickr (Angra dos Reis) e domínio público/pixabay (hotel Cancun)

Comentários
guest

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vicente
Vicente
4 anos atrás

Cancun sim. Vamos ter uma área de turismo que pode gerar empregos para gente como eu que é da área de turismo e hotelaria.

O Capitalista
O Capitalista
4 anos atrás

Vai ter Cancún sim e se reclamar vamos fazer uma Acapulco também

Renan
Renan
4 anos atrás

Concordo em partes,um controle obviamente tem que ter. Mas creio que seja importante a exploração turística do local.
Explorar o local para turismo não é sinônimo de degradação do mesmo, até porque o turismo depende da conservação do local. Não é de interesse de quem está explorando degradar ou causar um desequilíbrio no local, pois a preservação é necessária para que haja turismo no local. Caso contrário não haverá retorno em seu investimento.
Em relação a geração de empregos, Angra apresenta uma alta taxa de desemprego. Uma boa parte da população está sem emprego nenhum, ou seja, a exploração com certeza geraria empregos na região.
Abraço, Renan.

SIDNEY SCHMEISKE MENDES
SIDNEY SCHMEISKE MENDES
4 anos atrás

No mundo inteiro se faz exploração turística de regiões como a baía de Angra. Se na Ilha da Madeira, Ilha de Capri, Havaí, Bora Bora, Tahiti e muitos outros lugares pode, por que em Angra não. Sendo sustentável, é perfeitamente plausível sim.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE