PUBLICIDADE

Amazon Day, na Semana do Clima em Nova York, terá transmissão ao vivo, em 23/9

conaf 2.0: congresso online e gratuito de fotografia
Marque na agenda: amanhã, 23/9, a partir das 9h (horário de Brasília), será realizado o Amazon Day, evento internacional criado para engajar pessoas dos países amazônicos na agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Este ano, o encontro acontecerá em uma sessão especial na 4ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável (International Conference on Sustainable Development), na Universidade de Columbia, em Nova York, e contará com 27 locais de transmissão no Brasil, na Colômbia e no Peru. Mas não só: quem quiser acompanhar em tempo real, poderá fazê-lo de qualquer parte do mundo pelo YouTube.

Liderado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (SDSN-Amazonia) que é a rede regional ligada à ONU e secretariada pela Fundação Amazonas Sustentável –, o Amazon Day deverá promover e sensibilizar a sociedade para a implementação da Agenda 2030 na Amazônia. Será um engajamento de baixo custo e de grande abrangência já que deverá envolver todos os interessados no tema, independentes do setor em que atuem.

É bom lembrar que os 17 ODSs lançados em setembro de 2015 pela ONU destacam temas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, educação e saúde, tão urgentes na região.

Virgílio Viana, superintendente da FAS, secretário da Rede na região amazônica e líder da SDSN na América do Sul, explica: “A ideia é promover evento global com baixa emissão de carbono – já que online – que propicie compartilhamentos de experiências entre pessoas de vários contextos da bacia amazônica, reunindo experiências de diversos contextos e segmentos, e engajando mais pessoas na agenda dos ODS”.

Cerimônia de abertura, ao vivo, pelo YouTube

Não importa onde você esteja! A partir das 9h (horário de Brasília), poderá acompanhar a abertura do encontro ao vivo pelo YouTube.  Ele também será transmitido por hubs instalados em algumas cidades da América do Sul como Manaus e Rio de Janeiro (Brasil), Bogotá e San José del Guaviare (Colômbia) e Iquitos (Peru).  Mas você precisa se inscrever para acessar a transmissão que, nestes casos, ainda conta com programação especial local.

Parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tornará possível levar o evento para 18 municípios no interior do estado: Itacoatiara, Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Boca do Acre, Careiro Castanho, Carauari, Eirunepé, Humaitá, Ipixuna, Manacapuru, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte e Presidente Figueiredo.

E mais: em Manaus, a sessão será transmitida em inglês (sem tradução) em quatro localidades: Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Ciências do Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Auditório D. Lidia Parisotto, localizado na sede da FAS (Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro).

Na FAS e na UFAM, o evento também será transmitido em inglês, sem tradução. Já nos hubs da UEA haverá tradução simultânea feita pela equipe da universidade.

Em todos esses hubs, quem assistir à transmissão receberá certificado digital de participação. Faça sua inscrição por meio de formulário. Para acompanhar toda a programação, consulte o site da SDSN.

Programação do Amazon Day na sede da FAS

Na sede da FAS, no mesmo dia pela manhã, será realizada a sessão O Estado do Amazonas e os desafios  na promoção do Desenvolvimento Sustentável (em inglês, sem tradução), que será transmitida a todos os hubs e pelo YouTube e terá os seguintes participantes: Virgilio Viana (SDSN-Amazonia/FAS), Carlos Aragon (OTCA), Yolanda Kakabadse (WWF), Marcos Simões (SDSN-Brasil),  Adalberto Val (INPA e SDSN-Amazonia), Thomas Lovejoy (UN Foundation), Luz Marina Mantilla Cárdenas (Instituto Sinchi), Luis Carlos Baca (IIAP), Pedro Solano (SPDA) e André Pinto (Fundação Roberto Marinho).

À tarde, será transmitido novo debate – Engajando Jovens para o Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica (em inglês). Entre os convidados confirmados estão Siamak Sam Loni (líder da Rede SDSN-Jovem), Rachel Ellen Lee Guiden (CISV International), e Thessa Ferraz, da ONG Engajamundo. Após a transmissão, entre as 16h30 e 18h, na sede da FAS, será realizada roda de conversa e dinâmica sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Foto: João Marcos Rosa

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE