Alunos trocam lixo por mensalidade em escola modelo na Índia

Alunos trocam lixo plástico por mensalidade em escola modelo na Índia

Já se tornou um ritual. Toda semana, estudantes fazem fila para entregar as sacolas de plástico cheias de lixo: são garrafas, embalagens, canudos… Ao levar 25 resíduos, semanalmente, para a escola, os alunos não precisam pagar a mensalidade.

A prática foi instituída em um colégio modelo, num vilarejo no estado de Assam, aos pés das montanhas Himalaia, na Índia. Fundada em 2016, a escola atende crianças de 4 a 15 anos e é administrada pela Fundação Akshar.

E por que recolher o lixo?

No passado, as aulas começaram a ser prejudicadas devido à fumaça tóxica proveniente dos resíduos que eram incinerados pela comunidade que vivia próximo ao local. As pessoas costumavam queimar o lixo para se aquecer durante o frio do inverno.

Alunos trocam lixo plástico por mensalidade em escola modelo na Índia

Toda semana, o lixo é entregue para ser reciclado na escola

Na região, moram famílias muito carentes. Antes da inauguração da escola, no lugar de estarem na sala de aula, muitas crianças e adolescentes trabalhavam.

Entretanto, desde que a Akshar Forum abriu suas portas, tudo mudou!

Jovens professores

Grande parte do currículo é focado na sustentabilidade. Os alunos, por exemplo, fazem tijolos ecológicos com as garrafas plásticas coletadas, no centro de reciclagem da escola.

Uma das filosofias do método Akshar é fazer com que o jovem seja consciente do ambiente a seu redor e se esforce para melhorá-lo.

A fundação faz um belíssimo trabalho com a escola de Assam. Seu objetivo é melhorar o desempenho dos alunos, através de um modelo inovador de gestão pedagógica. A meta é reduzir a evasão escolar e fazer com que os alunos tenham sua formação acelerada, a um baixo custo.

Entre as medidas implementadas está uma que torna os estudantes mais velhos professores dos novos. Eles não só aprendem mais sobre ética no trabalho, comunicação, finanças, liderança e compaixão, mas ganham dinheiro por isso – um estímulo a mais para manter os jovens por mais tempo dentro do ambiente escolar.

 “Usamos o trabalho infantil para acabar com o trabalho infantil”, dizem os idealizadores do método.

Alunos trocam lixo plástico por mensalidade em escola modelo na Índia

Os mais velhos ensinando os mais novos: interação que só traz benefícios

Os adolescentes também são treinados em atividades como jardinagem, carpintaria, tecnologia solar e, em breve, irrigação, eletrônica e iluminação.

A ideia é que eles tenham todos os instrumentos necessários para, quando estejam formados, consigam administrar um negócio rentável e sustentável.

Aula prática: aprendendo mais sobre as vantagens da energia solar

Na escola de Assam há ainda um abrigo de animais. Cerca de 20 deles, recolhidos das ruas, feridos ou abandonados, recebem todos os cuidados médicos para poderem ser adotados.

Novamente, são os estudantes do Ensino Médio que trabalham, de forma remunerada, no tratamento dos cães.

Alunos trocam lixo plástico por mensalidade em escola modelo na Índia

Cuidados veterinários no abrigo da escola

Tecnologia como aliada do ensino na escola

A Fundação Akshar acredita que as ferramentas digitais são essenciais para fazer com que os próprios alunos busquem mais conhecimento, por isso incentiva o uso de jogos e vídeos educativos, a leitura de e-books e todos os recursos de aprendizagem disponíveis na internet.

Alunos trocam lixo plástico por mensalidade em escola modelo na Índia

Assim como o Brasil, a Índia sofre com problemas graves de evasão escolar.

Segundo país mais populoso do mundo depois da China, há muita pobreza e famílias deixam de enviar seus filhos para o colégio para que possam trabalhar e ajudar na renda da casa. Um em cada cinco indianos vive abaixo da linha da pobreza (menos de US$ 1,25 por dia ou R$ 5).

A fundação sonha em “reformar” 100 escolas nos próximos cinco anos.

Todo o trabalho feito até agora conta com a parceria de outras instituições, como a ONU e a The Education Alliance, assim como o apoio financeiro de empresas privadas.

Leia também:
Escola rural do Tocantins ganha prêmio internacional de arquitetura Building of the Year 2018
O pátio da escola é parte do mundo da criança
A escola como espaço de vida: como ensinar seus princípios para as crianças?

Fotos: divulgação/ Hrishikesh Medhi e Sarpil Nandan Deka

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.