Ajude os papagaios-de-peito-roxo!

Em março deste ano, o Instituto Espaço Silvestre estava com tudo pronto para iniciar o processo de soltura de 33 papagaios-de-peito-roxo quando teve diversos equipamentos de segurança furtados. Contei sobre tudo o que aconteceu, em detalhes, aqui no Conexão Planeta.

O ato de vandalismo quase impediu que o trabalho fosse realizado, mas a equipe de biólogos e estagiários conseguiu manter a missão. Acionou uma “rede de proteção’ formada por politicais militares e ambientais, biólogos e a população local e conseguiu iniciar a soltura.

Agora, os papagaios curtem a natureza e estão se adaptando à nova vida na região com papagaios de outras solturas, como também contamos, aqui, no site.

Mas, para que o trabalho lindo do Instituto continue sendo feito, é preciso repor os equipamentos roubados, que são caríssimos. Pouco antes do roubo, eles foram doados pelo Parque das Aves e pelo ornitólogo Adrian Rupp, guia de observação de aves que atua na região.

Agora, Vanessa e sua equipe do Instituto optaram pelo sistema de crowdfunding (financiamento coletivo) para conseguir o montante necessário para comprar cadeados, câmeras, entre outros materiais imprescindíveis. A campanha está na plataforma Benfeitoria e é “tudo ou nada“, ou seja: se não alcançar o valor solicitado – R$ 5.500 -, o instituto não ficará com o valor arrecadado, que será devolvido aos participantes.

Parece de mentira, né? Mas não é! O papagaio-de-peito-roxo é lindo desse jeito, mesmo!

Até agora, 23h29 do dia 24 de abril, a campanha atingiu 45% desse valor e faltam 23 dias. Caso a campanha ultrapasse o pedido do Instituto, “o excedente será aplicado na compra de rádio-comunicadores para melhorar a segurança da equipe, dos voluntários e dos animais em campo”, como explica a bióloga Vanessa Kanaan, diretora técnica do instituto e membro da Comissão de Especialistas em Conservação de Translocação da IUCN.

Abaixo, está o vídeo gravado por Vanessa, que explica o trabalho desenvolvido pelo Instituto Espaço Silvestre e o crowdfunding. Para contribuir, clique aqui.

Fotos: Vanessa Kanaan/Instituto Espaço Silvestre 

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Um comentário em “Ajude os papagaios-de-peito-roxo!

Deixe uma resposta