PUBLICIDADE

Agrofloresta: curso ensina como produzir alimentos saudáveis, recuperando a natureza

agrofloresta-curso-associacao-agricultura-organica
Já ouviu falar em agrofloresta? No convívio pacífico e colaborativo entre natureza e a produção de alimentos? Pois é para apresentar os detalhes dessa interação – que ainda ajuda a recuperar áreas degradadas -, que a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) promoverá curso no Sítio Catavento, em Indaiatuba, no interior de SP, entre os dias 13 e 16 de setembro.

Com o título Introdução à Agrofloresta com foco em Horticultura, o encontro apresentará diferentes tipos de atividades de horticultura, fruticultura e culturas anuais dentro da mesma propriedade, que são combinadas à produção de frutas e à madeira. “Pensamos em desenhos que permitem os cultivos agrícolas na mesma área da floresta, com base no conhecimento de Ernest Gotsch”, explica o professor Namastê Messerschmidt, agricultor que ministrará o curso em parceria com a agrônoma Patrícia Vaz.

Mesclando fundamentos teóricos e a experiência prática – ao pé da planta – em uma propriedade modelo de produção agroecológica, o curso está dividido em quatro módulos:
1. A história da Agrofloresta no contexto da agricultura;
2. Por que fazer Agrofloresta no atual contexto socioambiental global?;
3. Apresentação dos fundamentos e princípios da Agrofloresta; e
4. Planejamento, implantação e manejo de canteiros de horta agroflorestal.

Modelo em agricultura orgânica

Não foi á toa que o Sítio Catavento foi escolhido para abrigar o curso. Trata-se de um grande laboratório de agricultura orgânica, com ampla diversidade de espécies, hortas e agroflorestas.

Seu proprietário, Fernando Ataliba, vem transformando o local em um modelo de produção baseado no equilíbrio natural há mais de 30 anos. “Plantas saudáveis e nutritivas dependem de nutrição equilibrada e adaptada a cada ambiente, cada propriedade possui uma vocação específica”, diz o expert.

O sítio está localizado em uma área onde havia pasto. É incrível descobrir como seus 36 hectares foram recuperados e passaram a produzir toneladas de alimentos orgânicos por ano, sendo 30 itens certificados.

Mais informações sobre investimento, currículo dos professores e localização do sítio, aqui

Foto: Divulgação

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willian Gigliotti
7 anos atrás

Acho que os dias estão errados, no site da AAO os dias indicados são 16,17 e 18 de Setembro (Sexta a domingo).

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE