Agosto é mês de economia solidária e design em São Paulo

agosto-e-mes-de-economia-solidaria-e-design-em-sao-paulo
Dizem que agosto é o mês do cachorro louco. Mas na cidade de São Paulo o mês é da casadinha design + economia solidária. A prova disso é o relacionamento de empreendimentos solidários de São Paulo com dois grandes eventos de design que acontecem este mês na capital paulista: a 29ª Craft Design – que vai de 03 a 06 de agosto no Centro de Convenções Rebouças –  e o 5º Design Weekend – de 07 a 14 de agosto.

Duas feiras de economia solidária acontecem também em agosto, uma no Mercado Municipal – nos dias 05 e 06 – e outra no Parque Mário Covas, no dia 12. Além disso, há atividades programadas no Conjunto Nacional, no Cine Caixa Belas Artes e no Mercado de Pinheiros. Cerca de cem empreendimentos solidários participam desses eventos, incluindo artesanato, alimentação, costura, cultura, entre outras áreas.

“A relação dentre o design e a economia solidária é uma via de mão dupla. É bom tanto para o designer entender que existe um novo mercado, de possíveis clientes e produtores dessa economia, como para o empreendedor ter o designer como parceiro, seja na área de projetos ou para troca de conhecimento. Os designers aprendem alternativas que os empreendimentos de economia solidária já usam há muito tempo, como tecnologia e modos alternativos de fazer. E para os empreendimentos a troca é boa no sentido de ajudar a profissionalizar o que já existe”, define Júlia Asche, da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários de São Paulo (Unisol SP).

Craft Design: conectando o mercado aos produtores

A Craft Design, que entra em sua 29ª edição, é uma das principais feiras de negócios na área de decoração, design e arte, vitrine também para produtos de economia solidária. Voltada exclusivamente a lojistas, mercado corporativo, arquitetos, decoradores, fabricantes e outros profissionais do setor, a Craft acontece semestralmente em São Paulo e promove a integração tanto de novos talentos quanto de designers consagrados com o setor produtivo e seus canais de distribuição.

Criada no ano de 2000 pelas empresárias Daniela Cecchini e Elaine Landulfo, a feira promove um rigoroso processo de seleção de expositores, o que tem atraído empresários e profissionais de todo o Brasil. Nesta edição participam cerca de 120 expositores e a expectativa é que passem por lá cerca de sete mil visitantes durante os quatro dias de evento.

A parceria da Craft com a economia solidária vem desde o seu comecinho, por meio de uma parceria com a Rede Design Possível. A cada ano mais empreendimentos solidários participam do evento. “Sempre há espaço para essa produção. É bom as pessoas saberem que ela existe e que fornece boas opções de artesanato, costura, enfim, dentro do princípio do comércio justo e sustentável”, define Daniela Cecchini.

A vitrine da economia solidária na Craft conta com a participação da Rede Artesanato Solidário SP (cidade de São Paulo) e do Armazém das Oficinas (Campinas). Além disso, empreendimentos do projeto Pop Rua Ecosol Ações Integradas, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo e com a Unisol, participam pela primeira vez do evento. O projeto é focado no incentivo ao desenvolvimento de coletivos de economia solidária junto à população de rua. Encadernação e produção de tapetes estão entre os produtos oferecidos.

Design Weekend: maior evento de design da AL, também é solidário

O Design Weekend (DW) já é considerado o maior evento de design da América Latina, um festival urbano que objetiva promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social e inovação tecnológica. Reúne diversos eventos independentes e simultâneos, integrados por um programa oficial. Inclui palestras, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos e lançamentos de produtos.

Um dos eventos que compõem essa programação é o Distrito Paulista Design (DPP), reunindo atrações sob o tema geral Design de Cidades, Economia Criativa e Solidária.

“O Design Weekend chega a seu quinto ano mostrando maturidade e crescimento, e o Distrito Paulista Design traz como eixo de sua programação uma importante discussão, que articula as mudanças urbanas e os novos modelos de desenvolvimento pautados pela economia criativa e pela economia solidária”, afirma Joice Joppert Leal, que está à frente do Distrito, tem quase 40 anos de carreira dedicados ao fomento do design como negócio e cultura e é também curadora de outro evento do DW, o VIVA Design.

Entre as novidades desta edição está a Festa da Economia Solidária, promovida em parceria com a Unisol. A iniciativa inclui uma série de atividades espalhadas pelo Mercado Municipal de Pinheiros, Parque Mário Covas e Conjunto Nacional. A programação é apoiada pelo projeto Economia Solidária SP como estratégia de desenvolvimento, fomentado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo (SDTE).

Durante o DW, a economia solidária estará presente de 7 a 14 de agosto com uma exposição de produtos de artesanato, compondo as atrações do Conjunto Nacional. É uma iniciativa que promove o encontro entre designers, empresas, empreendedores e marcas inovadoras, divulgando novos projetos e tendências do design brasileiro.

Também na Avenida Paulista, a já tradicional feira de economia solidária promovida pela Rede Estadual de Economia Solidária e Saúde – que acontece mensalmente no Parque Mário Covas – promove uma edição especial para o DW. A feira comercializa produtos como bolsas, objetos de decoração, acessórios e artesanato produzidos por  pessoas em tratamento de saúde mental organizadas em grupos, associações e cooperativas.

Esses coletivos, ligados à saúde mental, constroem unidades produtivas para gerar renda. As novidades desta edição, que acontecerá em 12 de agosto, são o showcase  do redesign da marca da Rede Estadual de Economia Solidária e Saúde Mental, desenvolvida pela agência CEB+D, especialista em branding, – que estará no local para um bate-papo sobre o processo a partir das 11h -, além da exposição de vestidos, camisetas e acessórios produzidos para a coleção Crazy Fashion Day e Sonhos e Lutas.

No Cine Caixa Belas Artes, também no dia 12 de agosto, acontece o Seminário Design Triple S, com foco na sustentabilidade, nos negócios e na propagação de ideias inovadoras com foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Arthur Fernandes, Secretário Municipal do Trabalho; Leo Pinho, presidente da Unisol Brasil; Ivo Pons, Presidente da ONG Design Possível; e Lincoln Seragini, um dos designers de embalagem de maior destaque no Brasil, discutem a importância do design como fator de desenvolvimento, geração de renda, trabalho e qualidade de vida. “O design tem sido um importante dispositivo para inovação e geração de trabalho e renda pelo país”, considera Leo Pinho, presidente da Unisol Brasil.

O Mercado Municipal de Pinheiros recebe, também no dia 12, o evento Moda no Mercado, com debates sobre moda sustentável, economia solidária, moda afro e novos criadores. Serão promovidas rodas de conversa com participações de marcas que compõem alterativas para os impactos sociais da moda, novas possibilidades para o consumo consciente e a perspectiva da economia solidária como forma de inclusão e valorização do trabalho. Produtos da Rede Costura Solidária SP e criações de novos estilistas adeptos do slow fashion serão expostos no local. No mesmo espaço acontece o Mercado Solidário, que conta com a participação de diversos microempreendedores de moda e artesanato, convidando o público para vivenciar o consumo responsável.

É ou não é uma verdadeira festa da economia solidária e do design?

Anote aí pra você não perder estes encontros:

03 a 06 de agosto
29ª Craft Design (exclusiva para profissionais do setor com CNPJ)
Horário: 10h às 20h (quarta, quinta e sexta) e 10h às 19h (sábado)
Centro de Convenções Rebouças (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23)

05 e 06 de agosto
Feira de Economia Solidária no Mercadão (entrada livre)
Horário: 10h às 17h
Local: Mercado Municipal (Rua Cantareira, 600 – Centro)

07 a 14 de agosto
Design Weekend (entrada livre):
– Exposição no Conjunto Nacional (07 a 14 de agosto) – Avenida Paulista, 2.073
– Feira Moda Sustentável e Economia Solidária no Parque Mário Covas (12 de agosto, das 10h às 18h) – Av. Paulista, 1843
– Seminário Design Triple S no Cine Caixa Belas Artes (12 de agosto, das 11h às 13h – Rua da Consolação, 2423
– Moda Sustentável e Economia Solidária no Mercado Municipal de Pinheiros (12 de agosto, das 10h às 18h) – Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Mônica Ribeiro

Jornalista e mestre em Antropologia. Atua nas áreas de meio ambiente, investimento social privado, governos locais, políticas públicas, economia solidária e negócios de impacto, linkando projetos e pessoas na comunicação para potencializar modos mais sustentáveis e diversos de estar no mundo.