Acorde seu corpo com esse smoothie de banana!

Acorde seu corpo com esse smoothie de banana

Para aguentar a correria do dia a dia, um desjejum completo que desperta os músculos e contribui para a saúde corporal, é fundamental. Apesar de prático, colocar frutas e vegetais aleatórios dentro de um liquidificador e beber tudinho, não é garantia de boa saúde.

Existem combinações que potencializam a absorção dos nutrientes, algumas delas em forma de sucos, vitaminas, smoothies… A dica de hoje é feita especialmente para quem quer apostar no bem-estar cardíaco, dos ossos e músculos.

Vamos utilizar o gergelim germinado como fonte de cálcio, mineral fundamental para manutenção dos ossos e dentes, parte importante do sistema de contração muscular – vale lembrar que temos um músculo bem importante que se contrai e relaxa o tempo todo, o coração! Por ser germinada, esta sementinha tão rica, ganha ainda mais propriedades de absorção dos nutrientes e proteínas.

A banana traz doçura e potássio para a bebida. Contribui para o relaxamento muscular e mantem o equilíbrio para um bom ritmo cardíaco.

Já a ameixa preta seca completa o pacote de benefícios, pois tem rutina e ácido cafeico, que inibem a degradação óssea e melhoram a circulação sanguínea.

Smoothie de banana, gergelim e ameixa

INGREDIENTES 

3 colheres de sobremesa de gergelim branco natural (não torrado)
2 bananas maduras congeladas em rodelas
4 ameixas pretas secas
2 colheres de flocos de aveia
300 ml de água filtrada ou mineral

MODO DE PREPARO

Para germinar o gergelim, coloque 150ml de água e o gergelim em um recipiente de vidro. Cubra com tecido ou papel toalha (para que não entre insetos, mas mesmo assim ventile). Deixe descansar por 12 horas. Após este período, escorra a água do recipiente e deixe apenas as sementes úmidas, igualmente cobertas, por pelo menos mais 12 horas.

No liquidificador, coloque 300ml de água, o gergelim já germinado e a aveia. Liquidifique até não ver praticamente nenhum gergelim inteiro. Acrescente o restante dos ingredientes e bata até ficar homogêneo. Se desejar que o sabor doce fique mais forte, adoce.

As bananas congeladas dão a propriedade espessante ideal para o smoothie ter a textura característica, mais firme e macio que um suco comum de frutas e aveia.

Beba e tenha um ótimo dia!

P.S. Caso você queira que as sementes de gergelim germinem mais, que criem raízes aparentes para utilizar em outras receitas de saladas, ou até mesmo sucos, será necessário lavar as sementes uma vez ao dia e escorrer para não acumular água e continuar o desenvolvimento. Em 3 a 4 dias, os brotos já estão aparentes e ficam lindos em saladas.

Foto: Frany Müller

Ecoculinarista, educadora, mãe e vegana. Amante da poesia que é cozinhar, se dedica a mostrar, através de sabores, que é possível ter uma vida saudável e muito gostosa. Cofundadora do projeto “Guria Verde – culinária funcional”, ensina o preparo de receitas alternativas descomplicadas e saudáveis para as delícias que conhecemos desde a infância e amamos até hoje. Realiza palestras e workshops sobre alimentação

Frany Müller

Ecoculinarista, educadora, mãe e vegana. Amante da poesia que é cozinhar, se dedica a mostrar, através de sabores, que é possível ter uma vida saudável e muito gostosa. Cofundadora do projeto "Guria Verde - culinária funcional", ensina o preparo de receitas alternativas descomplicadas e saudáveis para as delícias que conhecemos desde a infância e amamos até hoje. Realiza palestras e workshops sobre alimentação

Deixe uma resposta