Abertas inscrições para programa de verão no Cern, maior laboratório de física de partículas do mundo

programa de verão Cern

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) recebe até 28 de janeiro inscrições para a edição 2018 do CERN Non Member State Summer Student Programme.

O programa oferece a estudantes de graduação e jovens na pós-graduação (ou que concluíram recentemente), de Física, Informática e Engenharia, oportunidade para conhecer o dia a dia das equipes de pesquisa que participam de experimentos no Cern, que fica localizado em Genebra, na Suíça.

O grupo de pesquisadores do High Energy Physics and Instrumentation Center at USP (Hepic) está à frente da oportunidade para os estudantes brasileiros.

Além do trabalho nas equipes experimentais, os estudantes participarão de uma série de palestras e terão contato com cientistas e engenheiros de diversos países, que compartilharão conhecimentos nos campos da física de partículas e engenharia teórica e experimental.
Os alunos deverão entregar um relatório ao terminarem o programa. Os participantes receberão apoio financeiro do Cern para cobrir custo de acomodação e refeições e para um número limitado de viagens e excursões.

A participação no programa exige bom conhecimento da língua inglesa. A participação mínima é de 8 semanas em um dos seguintes períodos: 11 de junho a 3 de agosto, 18 de junho a 10 de agosto, 25 de junho a 17 de agosto ou de 2 julho a 24 de agosto.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Cern. Os candidatos que cumprirem os critérios de elegibilidade e tenham completado sua candidatura antes do prazo passarão para a próxima etapa do processo de seleção. Os resultados da seleção serão comunicados aos candidatos no fim de abril.

Mais informações neste link.

*Texto publicado originalmente em 19/01/2018 no site da Agência Fapesp de Notícias

Foto: reprodução Facebook Cern

Deixe uma resposta

Agência Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma das principais agências de fomento à pesquisa do país. Apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes