Abertas inscrições para bolsas de pós-graduação para brasileiros na Espanha e Reino Unido

Abertas inscrições para bolsas de pós-graduação para brasileiros na Espanha e Reino Unido

*Atualizado em 05/02/2018

O Instituto Elektro anunciou a abertura das inscrições para alunos de nacionalidade brasileira, com título de graduação ou formatura prevista até junho de 2018, interessados em aplicar para cursos de pós-graduação latu sensu nas áreas de energia e meio ambiente.

Na Espanha são oito vagas e os cursos oferecidos são Energias renováveis; Sistema Energético Sustentável; Meio Ambiente; Tecnologias limpas de carvão e gestão de emissões; Eficiência Energética; Armazenamento de energia; Veículo elétrico; Redes de Distribuição Inteligente; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Tratamento de dados (Big Data) e Cibersegurança, nas seguintes instituições de ensino:

– Universidad Carlos III de Madrid;
– Universidad de Zaragoza;
– Universidad del País Vasco;
– Universidad Politécnica de Madrid;
– Universidad Politécnica de Valencia;
– Universidad Pontifícia de Comillas.

Os cursos disponíveis no Reino Unido, onde somente um candidato será escolhido, são os mesmos das instituições espanholas e serão ministrados nas universidades abaixo:

– Imperial College of London;
– Universidad de Cambridge;
– Universidad de East Anglia;
– University of Edinburgh;
– University of Glasgow;
– University of Liverpool;
– University of Strathcly

Os candidatos não precisam ser graduados em Engenharia, basta que tenham formação superior completa. As bolsas terão duração de 12 meses.

Para concorrer às vagas, os interessados devem possuir um  título universitário com nota  média igual ou  superior a 7,0, além de conhecimento de inglês comprovado, pela apresentação de um certificado/diploma de entidade reconhecida internacionalmente (Cambridge, TOEFL, IELT), no caso da vaga para o Reino Unido.

Já para as universidade da Espanha, a língua espanhola não é obrigatória em nenhum dos editais, apenas desejável. Assim, não é necessário realizar qualquer exame ou apresentar certificados visando comprovar fluência no idioma. Caso o estudante possua um certificado, entretanto, é possível inserí-lo no formulário de inscrição.

A bolsa para os estudantes selecionados cobrirá o valor total do curso e um auxílio mensal de 1.580 euros para aqueles que forem para o Reino Unido e 1.200 euros na Espanha, dinheiro este destinado a custos com moradia, transporte e material pedagógico.

Candidatos ao processo de seleção devem consultar todas as regras nos editais do Programa de Bolsas e preencher o formulário de inscrição online, encontrados neste site. Mas atenção, as inscrições devem ser feitas até às 10 horas do dia 2 de abril! Em caso de dúvidas, envie e-mail para programa.becas.iberdrola@neoenergia.com

O objetivo do Instituto Elektro ao oferecer as bolsas de pós-graduação é contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos países em que a empresa atua, através da promoção da excelência na formação de jovens talentos, interessados em se aprofundar em temas como energias renováveis, preservação do meio ambiente e na eficiência do sistema energético.

Leia também:
Nova Zelândia busca brasileiros para bolsas nas áreas de energias renováveis e agricultura
Holanda abre inscrições para bolsas de estudo exclusivas para brasileiros

Foto: divulgação/Sir Cam/University of Cambridge

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.