Abelhas do Havaí entram para a lista de espécies em extinção

abelhas-em-risco-de-extincao-foto-james-de-mers-pixabay-800
Com certeza, você já ouviu falar (ou já leu) que as abelhas estão desaparecendo em alguns pontos do planeta. Isso não é recente e é gravíssimo porque delas depende a biodiversidade mundial e, portanto, nossa sobrevivência: pelo menos 2/3 dos alimentos que consumimos vem direta ou indiretamente de vegetais que dependem da polinização das abelhas para se reproduzir.
Aqui, no Conexão Planeta, em agosto, falamos sobre o declínio da população de abelhas selvagens na Inglaterra (de 1994 a 2011) por causa do uso de pesticidas, por exemplo. E, na semana passada (30/09), o U.S. Fish and Wildlife Service (agência do governo americano equivalente ao Ibama) anunciou que sete espécies de abelhas da família Hylaeus correm o risco de se extinguir e precisam de proteção especial. Hylaeus anthracinus, longiceps, assimulans, facilis, hilaris, kuakea e mana são abelhas de cara amarela como a da foto acima, muito parecidas com as brasileiras.
Oriundas do Havaí, elas têm perdido seu habitat por causa da introdução de espécies invasoras (de plantas e animais como as abelhas da Índia, que competem com as americanas pelas mesmas flores e formigas que não são comuns nesse país e comem as larvas das abelhas), à urbanização acelerada da ilha (promove o turismo devastador que afeta os insetos e intensifica a poluição) e também das mudanças climáticas, mas já foram muito abundantes na região.
Mas ainda não é o fim do mundo. Na verdade, colocá-las na lista de espécies em risco de extinção é uma maneira de chamar a atenção de todos para o problema e tentar preservá-las. Tomara que a estratégia dê certo!

2 comentários em “Abelhas do Havaí entram para a lista de espécies em extinção

  • 10 de outubro de 2016 em 1:41 PM
    Permalink

    Não dá para ser feliz sem abelhas! Parabéns pela matéria! Ela é curtinha… mas chama a atenção para a importância delas para o Planeta! Já compartilhei na Okára! Grande abraço em vocês!

    Resposta
    • 15 de outubro de 2016 em 6:08 PM
      Permalink

      Olá, Fátima!
      Sim, não há vida na Terra sem as abelhas. :-)
      E é sempre muito bom ter sua companhia por aqui.
      Seus comentários e incentivo nos dão mais força e entusiasmo para prosseguir com nossa missão.
      Obrigada.
      Grande abraço,
      Mônica Nunes

      Resposta

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.