5º. Festival de Agricultura Urbana na Virada Sustentável: alimentos orgânicos, oficinas e vivências

Ativistas de redes de agroecologia e permacultura da cidade de São Paulo estão juntos, mais uma vez, para realizar a quinta edição do Festival de Agricultura Urbana, durante a Virada Sustentável, que acontecerá de 23 a 26 de agosto, na Unibes Cultural.

A parceria reúne a Virada Sustentável – São Paulo, a Festiveiras e a União de Hortas Comunitárias de São Paulo.

É uma iniciativa cidadã que combina feira gastronômica e venda de alimentos orgânicos e ainda oferece ótimas oportunidades para a troca de conhecimento em vivências, oficinas e palestras.

As atividades são bem variadas e incluem contação de histórias, práticas corporais, troca ou doação de mudas sementes, cozinha experimental, yoga, entre outras.

Já as oficinas não têm horário definido e podem acontecer a qualquer momento, quando se formarem grupos. Eis alguns temas já definidos:
– compostagem com minhocas (com o Coletivo Terra),
– abelhas nativas sem ferrão,
– manejo ecológico de água e produtos de limpeza naturais: Claudia Visoni vai ensinar como regar sua horta economizando e reutilizando água; produtos de limpeza caseiros (enzima cítrica, desinfetante de citronela e sabão líquido) e repelente de insetos ecológico. Dá uma olhada neste post que a Claudia Visoni escreveu em seu blog; nele, dá pra entender bem o que te espera nesse encontro;
rodas de conversa e
– exposição sobre biodiversidade na escola (com a CHAS/EMEF Amorim Lima).

A gestão do lixo será realizada em conjunto com os participantes e o público. Explico: todos estão convidados a levar copos ou canecas, além de sacolas para armazenar suas compras. Obviamente, nenhuma barraca terá plástico – nem saquinho, nem canudo, nada!!! E todos os resíduos orgânicos serão compostados.

Acompanhe as novidades do Festival de Agroecologia Urbana pela página do evento no Facebook.

Foto: Pineapple Supply Co./Unsplash

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.