2017, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

“Com mais de um bilhão de turistas internacionais viajando pelo mundo a cada ano, o turismo tornou-se uma força poderosa e transformadora que está fazendo uma verdadeira diferença na vida de milhões de pessoas. Por isso, o potencial do turismo para o desenvolvimento sustentável é considerável. Um dos principais setores de emprego do mundo, oferece oportunidades importantes de subsistência, ajudando a aliviar a pobreza e direcionar as atividades produtivas para o desenvolvimento inclusivo“.

Assim, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, justificou a escolha do turismo como tema-chave para as ações da ONU em 2017, o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. E o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo da ONU (OMT), Taleb Rifai, completou: “Esta é uma oportunidade única para fazer intensificar a contribuição do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental –, aumentando a consciência sobre um setor que é frequentemente subestimado”.

Sem dúvida, trata-se de uma iniciativa muito bem vinda já que, ano a ano, o turismo cresce exponencialmente no mundo, o que resulta em maior interação entre as pessoas, mas também no aumento da pegada ecológica por conta da mobilidade e da falta de cuidado com o meio ambiente. É urgente preservar e conservar a natureza, mas não podemos escondê-la. Nada melhor do que conhecer para cuidar.

Também é importante promover o turismo sustentável em face do aumento da intolerância e também das migrações – que são cada vez mais frequentes -, é também urgente unir os povos, o que contribui para o fortalecimento da paz, além de compartilhar conhecimentos e culturas, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações. Sem falar no tráfico de pessoas e no turismo sexual, que também envolve crianças e adolescentes.

Essa escolha está de acordo com o reconhecimento dos líderes globais na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), realizada em 2012 no Rio de Janeiro. Para eles, “um turismo bem concebido e bem gerido” pode contribuir enormemente com o desenvolvimento sustentável, a criação de empregos e o comércio. E ainda há mais um motivo para celebrar o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento: a adoção da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados em setembro de 2015, em Assembleia Geral da ONU. O turismo aparece como meta em três dos novos objetivos globais da ONU: no 8, no 12 e no 14 (veja todos os ODS no site da ONU).

Agora, assista ao teaser da ONU para a campanha do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento:

Foto: Renato Soares (Monte Roraima)

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.

Deixe uma resposta