#DesafioDoLixo viraliza nas redes sociais ao estimular as pessoas a limpar sua cidades

Em um mundo cada vez mais digital, frequentemente surgem brincadeiras na internet que geram milhões de engajamentos. No começo do ano, o #DesafioDos10Anos, tradução do #10YearsChallenge, viralizou nas redes sociais. Os internautas postavam fotos em que mostravam sua mudança ao longo da última década

O mais recente desafio, entretanto, não tem nada de virtual. O que é ótimo! #TrashtagChallenge, em inglês, estimula as pessoas a recolherem lixo e mostrarem os resultados de seu esforço. A hashtag já foi traduzida para outras línguas. Em espanhol virou #BasuraChallenge e em português está sendo compartilhada como #DesafioDoLixo.

Os internautas mostram, em fotos, o antes e o depois da limpeza. As imagens são feitas nos lugares mais diversos: praias, parques, ruas, parques.

Há várias versões para o surgimento do desafio. O convite teria sido feito com um post no Facebook do americano Byron Román, que dizia “Aqui está um novo #desafio para todos os adolescente entediados. Tire uma foto de um lugar que precisa de limpeza ou manutenção e depois você tiver feito algo, mostre a foto dele e compartilhe”.

Pois pessoas do mundo inteiro gostaram da sugestão. Desde o começo de março, já são mais de 100 mil curtidas no post de Román e 333 mil compartilhamentos.

O lixo urbano, descartado indevidamente em qualquer lugar, piora ainda mais problemas como enchentes ao entupir bueiros e redes de esgoto e também, quando jogado em praias e parques, coloca em risco a vida de animais, que os confundem com alimentos e acabam morrendo sufocados.

Então, vamos lá?! Aceite o #DesafioDoLixo e exerça sua cidadania para melhorar a qualidade de vida de todos!

Leia também:
Tartarugas – uma delas rara e já morta – são resgatadas por ‘Operação Praia Limpa’ em Ilhabela, SP, junto com 170kg de lixo
Você sabe quais são os dez tipos de lixo mais encontrados nas praias brasileiras?
Limpeza de praias no Espírito Santo recolhe uma “baleia de lixo”
Seis coisas que você precisa saber para mobilizar pessoas
‘Ativismo de sofá’: o valor de cada clique
Como criar petições online e porque vale a pena assiná-las

Fotos: reprodução Twitter

Um comentário em “#DesafioDoLixo viraliza nas redes sociais ao estimular as pessoas a limpar sua cidades

  • 13 de abril de 2019 em 6:44 PM
    Permalink

    Parabéns atitude muito linda

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.